Valença, popularmente conhecida como “Princesa da Serra”, nasceu em 1789 por uma ordem do Vice-Rei do Brasil, D. Luiz de Vasconcellos, ao capitão de...

Valença, popularmente conhecida como “Princesa da Serra”, nasceu em 1789 por uma ordem do Vice-Rei do Brasil, D. Luiz de Vasconcellos, ao capitão de Ordenanças da Vila de Paty do Alferes, Ignácio de Souza Werneck.

Werneck se acercou do fazendeiro José Rodrigues da Cruz, para levar adiante sua incumbência.

A civilização adentrou foi recebida com a maior cortesia pelo cacique Tanguara e sua tribo os quais, em contrapartida, receberam igual tratamento acrescido da doação de ferramentas, sementes e ensino de técnicas para um melhor desenvolvimento da agricultura.

A história nos legou um rico patrimônio urbano e rural que sobrevive até hoje como um retrato vivo do nosso passado. Estava assim criada a aldeia de Nossa Senhora da Glória de Valença, nome dado em homenagem ao então vice-rei D. Fernando José de Portugal e Castro, descendente da família dos Valença.

Hospedando-se no HOTEL PALMEIRA IMPERIAL você poderá obter roteiros personalizados as Fazendas Históricas do Vale do Café, para famílias ou grupos, e conhecer a história, arquitetura, gastronomia e toda a beleza da região do Vale do Café.