Fazenda Vista Alegre Fazenda Vista Alegre
A fazenda Vista Alegre localizada em Valença é uma das mais importantes do ciclo imperial do Séc. XIX. Nela despontam suas formas arquitetônicas em... Fazenda Vista Alegre


A fazenda Vista Alegre localizada em Valença é uma das mais importantes do ciclo imperial do Séc. XIX. Nela despontam suas formas arquitetônicas em harmonia com seus belíssimos jardins. Além de ser referência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, a Vista Alegre já foi cenário de diversas novelas, minisséries e produções televisivas.

Originalmente dedicada ao plantio do café, aprendia-se na Vista Alegre música, artes teatrais e religião. Instalada em uma de suas benfeitorias, especialmente edificada, nasceu a Escola de Ingênuos, como ficou conhecida, que foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas.  Lá havia também, a Casa da Música, onde se preparava a banda sinfônica da fazenda, antes de suas prestigiadas apresentações.

No auge do ciclo do café, a Fazenda Vista Alegre recebeu visitantes ilustres, como Conde D’Eu e o pianista Gottschalk . Além de membros da família Real e personalidades importantes de nossa historia que tiveram sua passagem em seus domínios, registrada para posteridade.

No início do século XX, a Vista Alegre passa a ter um importante papel como uma das pioneiras na produção de queijos.

Hoje, ciosa de seu passado, e orgulhosa de seu presente, a Vista Alegre vem empreender programas de visitação histórica orientada, com almoço, e realização de eventos sociais, corporativos e culturais.

Uma nova atividade surgiu na fazenda no início deste ano com o propósito de oferecer uma hospitalidade diferenciada na região do Vale do Café – o Turismo de Habitação- muito comum na Europa em que os hóspedes convivem com os proprietários, e acompanham o dia a dia da fazenda,  palpitando os temas e os fatos históricos ocorridos, projetados na atualidade. Inicialmente, seis quartos, sendo três suítes, estão disponíveis para quem busca uma viagem histórica em harmonia com a natureza!

Turismo Histórico- Cultural

A sede da fazenda Vista Alegre, fundada em meados do século XIX, ainda guarda suas linhas originais, bem como de outros 3 prédios remanescentes do período cafeeiro. Oferecemos visitas guiadas com abordagens histórica e paisagística nas quais os visitantes podem conhecer as fases de ocupação da casa, que traduzem os diversos ciclos sócio-econômicos, as influências culturais ocorridas na região e os personagens ilustres que fizeram parte da história do período.

A programação inclui pacotes com almoço ou lanche para grupos. O objetivo é promover o conhecimento e a pesquisa dos Patrimônios Históricos e Culturais do Vale do Paraíba do Sul.

A Fazenda mantém a tradição de um importante legado histórico, oferecendo a todos os que a visitam um pedaço da memória nacional.


ÁRVORE CENTRAL


JARDIM DE CIMA


LAGO

admin